Governo do Amazonas repassa cadeiras de rodas para assistência a PcDs em Parintins
Modelos postural e universal foram entregues no município
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), fez a entrega de 11 cadeiras de rodas para a Pessoas com Deficiência (PcDs), no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). Os itens foram adquiridos por meio de solicitação junto à Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (Sepcd), que recebe demandas em todo o Amazonas.
A maior parte dos equipamentos entregues foram no modelo postural, que possui encosto anatômico e suporte para o tronco. As entregas foram realizadas no último dia 29 de junho, beneficiando crianças e adultos.
A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, destacou que a iniciativa é uma forma de garantir assistência do Estado aos PcDs do município.”Com a SePcD, nós atuamos em diversas frentes, que vão desde a garantia dos direitos até a assistência e a promoção de ações de inclusão”, frisa.
Mãe de uma criança com paralisia cerebral, a autônoma Eva Bentes de Azevedo, foi uma das beneficiadas com o equipamento. “Eu fico muito feliz por ele, porque é um meio de me locomover com ele. Geralmente, ele ficava em casa. Agora, com a cadeira, eu vou poder levá-lo para passear. Eu só tenho a agradecer”, afirmou.
Assistência
Os beneficiados estavam cadastrados e fizeram a solicitação na Sejusc, via Sepcd. A solicitação de cadeira de rodas acontece no setor de protocolo, na sede da pasta, localizada na Rua Bento Maciel, nº 2, Conjunto Celetramazon, Adrianópolis.
No local, o beneficiário ou responsável deve apresentar todos os documentos em cópia: RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médico.
Posteriormente, a Sejusc é responsável pelo processo de medição, que consiste em uma vistoria das medidas do solicitante. Este processo define qual tipo de cadeira será disponibilizada. Assim que o equipamento for adquirido, será feita a entrega.
No interior, as solicitações são realizadas nas ações itinerantes da Sejusc. Fotos:
Lincoln Ferreira / Sejusc