‘Operação Virtude’: Sejusc e SSP resgatam idosa em situação de vulnerabilidade, na zona sul de Manaus
A operação já atendeu mais de 60 idosos neste mês
Uma idosa de 65 anos, que residia no bairro Praça 14, zona sul de Manaus e estava em situação de vulnerabilidade, foi resgatada durante uma abordagem da “Operação Virtude”, nesta quarta-feira (18/10). A operação é conduzida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
A vítima, portadora de deficiência física e usuária de cadeira de rodas, foi abandonada e maltratada pelos filhos, resultando na necessidade de contar com a ajuda dos vizinhos para garantir sua alimentação, já que afirma não ter comida em sua residência.
A casa em que a idosa residia consistia em um pequeno cômodo com fiações expostas, goteiras e falta de higiene. Durante a operação, a vítima recebeu assistência da equipe psicossocial do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi).
A secretária executiva da Pessoa Idosa, Anne Alves, explica que o papel da Sejusc na operação é oferecer suporte emocional às vítimas, promovendo cuidado e proteção para os idosos e enfatiza a importância das denúncias em casos de violência para o Disque 100, 181, 190 e 165.
“A assistente social e o psicólogo atuam para verificar a situação de vulnerabilidade do idoso, para saber se esse idoso está sofrendo algum tipo de maus tratos. A Sejusc faz parte dessa rede de proteção e é importante que a população denuncie os casos de violência, para que esses idosos saiam dessa situação”, complementa a secretária.
Após o resgate, ela foi encaminhada para a Delegacia Especializada de Crime Contra o Idoso (DECCI) e posteriormente transferida para a Fundação Doutor Thomas, um abrigo destinado a acolher idosos em condições de vulnerabilidade.
Operação Virtude
A “Operação Virtude” consiste em abordagens, atividades educativas, sensibilização da sociedade e visitas domiciliares a idosos vítimas de violência, abandono e em condições vulneráveis.
Só neste mês, cerca de 60 idosos já foram atendidos. A maior parte das vítimas está nas faixa etária de 60 a 80 anos, seguidos dos idosos com idades entre 81 e 90 anos. De acordo com os registros, 65% das vítimas são mulheres e os crimes mais recorrentes são negligência e violências psicológica, financeira e econômica.
Em todo o ano, foram realizadas cerca de 70 ações educativas, envolvendo palestras, campanhas e distribuição de material informativo, com o intuito de mobilizar a população a favor do fim da violência contra a pessoa idosa pela rede de proteção ao idoso.
A delegada titular da DECCI, Andreia Nascimento, destacou a importância da operação não apenas para a proteção imediata dos idosos, mas também para a reeducação e conscientização da população, visando prevenir casos de violência no futuro.
“O objetivo principal dessa operação é o combate à violência praticada contra as pessoas idosas, mas também trabalhar em ações preventivas e de conscientização da população. Nós estamos completando 15 dias de operação e apuramos denúncias, realizamos diligências e encaminhamentos para a proteção dos idosos no Amazonas”, frisa a delegada.
Foto: Ygson França/Sejusc